WhatsApp: (11) 97333-3992 ecotent@ecotent.com.br

Com cerca de 300 praias ao longo dos seus mais de 1.000 quilômetros de litoral, a Bahia é um dos estados brasileiros onde é necessário garantir passagem – se você realmente se considera um fã de sol, mar e bronze.

A lista a seguir reúne 11 praias imperdíveis localizadas até 100 quilômetros de distância de Salvador e que agradam desde os loucos por um local mais rústico e roots, como as de Arembepe e Imbassaí, até mesmo os ávidos por história e protetores da natureza, como a Praia do Forte.

Praia do Forte

Créditos: @felipefrazao/Istock

Praia do Forte

  • Em Salvador

1. Praia do Buracão

Com acesso por rua de terra, a praia fica escondida no centro da cidade, no bairro Rio Vermelho, e é ideal para quem prefere um local tranquilo e menos movimentado. Frequentada em massa pelos soteropolitanos, o mar de lá é bem agitado e requer cuidado dos banhistas.

Praia do Buracão

Créditos: Foto: Salvador Um Olhar Diferente

Praia do Buracão

2. Stella Maris

Localizada no litoral norte de Salvador, a praia tem boas ondas para surf e conta também com piscinas naturais e locais com partes mais rasas o que atrai famílias com crianças. Com uma orla extensa e repleta de resorts e casas de veraneio, aos finais de semana é comum ter trânsito no local.

Praia de Stella Maris

Créditos: Foto: reprodução/Instagram @analuiz

Praia de Stella Maris

3. Piatã

Popular e bastante procurada por turistas e até mesmo pelos próprios soteropolitanos, a praia fica localizada no litoral norte da cidade e tem águas calmas, coqueiral e bares com música ao vivo e petiscos. Em 2015, uma nova orla foi construída no local com ciclofaixas, parques infantis, mirantes e iluminação.

Praia de Piatã

Créditos: Foto: reprodução / bahiaprime

Praia de Piatã

4. Praia do Farol da Barra

Conhecida por ser o local onde os portugueses aportaram em sua primeira expedição exploradora em terras tupiniquins, lá em 1501, a praia fica no centro da cidade e tem piscinas naturais para se aproveitar na maré baixa. As pessoas se reúnem no final da tarde na praia para observar o pôr do sol. À noite o local é bem movimentado e tem bons restaurantes e bares.

Praia do Farol da Barra

Créditos: Foto: reprodução / Instagram @tinvaz

Praia do Farol da Barra

  • Até 50 km de Salvador

5. Praia de Iansã

Praia de estilo mais rústico, é ainda pouco explorada pelo turismo e se encontra à Ilha de Itaparica, a 41 km de distância de Salvador. Seus principais frequentadores são moradores da região e hóspedes do condomínio localizado nessa praia. Conhecida por seus grandes arrecifes, Iansã conta com uma boa faixa de areia avermelhada e batida, seu mar é levemente agitado, formando algumas pequenas ondas.

Praia de Iansã

Créditos: Foto: praias360

Praia de Iansã

6. Guarajuba

Guarajuba é originária de uma antiga vila de pescadores e ainda conserva esse ambiente rústico em alguns pontos, misturando a natureza de suas água cristalinas ao cenário urbano atual. Tranquila, a praia fica a 42 km de Salvador o local recebe um mix de turistas e soteropolitanos que procuram um local calmo.

Praia de Guarajuba. Foto: TripAdvisor

7. Arembepe

As praias são colírio para os olhos, mas o principal atrativo da vila de Arembepe, a 47 km da capital, é mesmo a aldeia hippie, onde os moradores vivem do artesanato e da venda de mandioca, e moram em casas de barro e palha sem energia elétrica.

Praia de Arembepe

Créditos: Foto: reprodução / Instagram @leticia_ferreira_stos

Praia de Arembepe

  • Até 100 km de Salvador

8. Praia do Forte

A Praia do Forte, localizada a 60 km de Salvador, tem apenas 14 quilômetros de extensão mas oferece belezas inigualáveis. Ao longo da preservada orla, a moldura é formada por areias claras, coqueirais, recifes e mar cristalino repleto de cardumes coloridos. Ao redor, as atrações ficam por conta das reservas ambientais e das ruínas do Castelo Garcia d’Ávila, o primeiro forte porutguês em terras brasileiras.

Praia do Forte

Créditos: Foto: reprodução

Praia do Forte

9. Itacimirim

Entrecortadas pelas águas mornas e doces do rios que deságuam na região, a praia, que fica a 60 km da capital baiana, oferece piscinas naturais emolduradas por corais, tornando-se assim, cenário perfeito para prática de mergulho em meio a peixes coloridos.

Praia de Itacimirim

Créditos: Foto: reprodução / Instagram @griffdaddi

Praia de Itacimirim

10. Praia do Piruí

Também com visual rústico, é conhecida por seus grandes arrecifes que ficam à beira-mar. Ainda é pouco frequentada por turistas que visitam o litoral da Bahia, a praia fica a 76 km de distância de Salvador. Conta com uma estreita faixa de areia avermelhada, seu mar é levemente agitado, mas os arrecifes acabam formando pequenas piscinas naturais onde crianças podem brincar à vontade.

Praia do Piruí

Créditos: Foto: reprodução / Instagram @renatomedeiros_fineart

Praia do Piruí

11. Imbassaí

Próxima da Praia do Forte, o local é rústico e possui um agradável vilarejo com praias contornadas por coqueirais, dunas gigantescas e rios perfeitos para banhos de água doce. No centrinho do povoado, em meio aos cajueiros, ficam as pousadinhas, os bares e os restaurantes. A praia fica a 94 km da capital.

Praia de Imbassaí

Créditos: Foto: reprodução / Trilhas e Aventuras

Praia de Imbassaí

Fonte: www.catracalivre.com.br